quarta-feira, 1 de maio de 2013

Topologias de Rede


As Topologias definem a estrutura da rede. Existem dois tipos de definição da topologia. Um tipo de topologia é a TOPOLOGIA FÍSICA, que é o desing dos fios ou meios físicos. O outro tipo é a TOPOLOGIA LÓGICA, que define como os meios físicos são acessados pelos hosts para o envio de dados.

As topologias físicas mais comuns são barramento, anel, estrela, estrela estendida, hierárquica e rede.

Topologia de barramento: usa um único segmento de backbone (segmento para onde converge toda a comunicação do segmento) ao qual todos os hosts estão diretamente conectados. Vantagem: todos os hosts podem comunicar-se diretamente. Este tipo de topologia foi muito usado em redes Ethernet legadas e apresenta problemas de tráfego e colisões.
Topologia em anel: conecta um host ao próximo e o último host ao primeiro. Isso cria um anel físico do cabo. Existe também a topologia em anel duplo, consistindo em dois anéis concêntricos e independentes, não conectados, fornecendo confiabilidade e flexibilidade, caso um dos anéis falhe.
Topologia em estrela: conecta todos os cabos ao ponto central de concentração. Esse ponto é normalmente um hub ou switch. Vantagem: concentração da conectividade. Desvantagem: se o nó central falhar, toda a rede fica desconectada. É possível estender este conceito, dando origem a uma topologia em estrela estendida, que usa a topologia em estrela para ser criada. Ela une as estrelas individuais vinculando hubs/switches. Isso estenderá o comprimento e o tamanho da rede.


Topologia estrela               Topologia estrela estendida

 Topologia hierárquica (árvore): é criada similar a uma estrela estendida, mas em vez de unir os hubs/switches, o sistema é vinculado a um computador que controla o tráfego na topologia.

Topologia em malha: é usada para prover a maior proteção possível contra interrupções de serviço. A utilização de uma topologia em malha completa aparece, por exemplo, quando interconectando uma matriz e todo o conjunto de filiais em redes frame-relay. Usinas nucleares também possuem seus sistemas de controle interligados numa rede de malha completa.


A topologia lógica de uma rede é a forma como os hosts se comunicam através dos meios. Os dois tipos mais comuns de topologias lógicas são broadcast e passagem de token.
A topologia de broadcast simplesmente significa que cada host envia seus dados a todos os outros hosts conectados ao meio físico da rede. Não existe uma ordem que deve ser seguida pelas estações para usar a rede. O acesso é aleatório, ou seja, o primeiro a chegar, é o primeiro a usar. A Ethernet funciona desta maneira conforme será explicado neste curso.
A segunda topologia lógica é a passagem de token. A passagem de token controla o acesso à rede, passando uma mensagem (token) seqüencialmente para cada host. Quando um host recebe o token, significa que esse host pode enviar dados na rede. Se o host não tiver dados a serem enviados, ele vai passar o token para o próximo host e o processo será repetido. Dois exemplos de redes que usam passagem de token são Token Ring e Fiber Distributed Data Interface (FDDI).



Nenhum comentário:

Postar um comentário