segunda-feira, 29 de abril de 2013

O Modelo de referencia OSI

O modelo de camadas OSI é um modelo de referência fundamental para o entendimento das comunicações em rede. Mesmo existindo outros modelos, a grande maioria dos fabricantes utiliza o modelo OSI como orientação para desenvolver os seus produtos. Este modelo é considerado a melhor ferramenta disponível para ensinar as pessoas o funcionamento da comunicação em rede.

O modelo OSI permite que seja visualizado de forma clara como a transferência de dados acontecem na rede, de forma estruturada, desde a formação do pacote de dados até a sua transferência pela rede.

Existem sete camadas no modelo e cada uma tem sua função na rede. Essa separação das funções é chamada divisão em camadas. A divisão da rede nessas sete camadas oferece as seguintes vantagens:
  • Reduz a complexidade da rede
  • Padroniza hardware e software
  • Facilita modularização
  • Simplifica o estudo e a aprendizagem
    As Sete camadas do modelo OSI:




Camada de aplicação

É a camada mais próxima do usuário, onde os dados são gerados para a transmissão pela rede. A camada de aplicação é responsável por identificar e estabelecer a disponibilidade da aplicação na máquina destinatária e disponibilizar os recursos para que tal comunicação aconteça. Um bom exemplo da camada de aplicação são os navegadores.

Camada de apresentação

Esta camada faz os dados de uma camada de aplicação ser legível para outra camada de aplicação. Ela deixa os dados em um formato comum para ser entendida e encaminhada atráves da comunicação pela rede. Ela tambem é responsável pela criptografia/decriptografia, e compressão/descompressão de dados. Um exemplo da camada de apresentação é JPEG, TIFF, MPEG, criptografia.

Camada de sessão

A camada de sessão é responsável por deixar os dados de diferentes aplicações separados, ela tem a função de iniciar, gerenciar e finalizar as conversações (sessões). Um exemplo da camada de sessão seria o RPC.

Camada de transporte

A responsabilidade desta camada é transportar e regular o fluxo de dados da origem para o destino da forma mais confiável possível. Exemplos da camada de transporte são o TCP e o UDP.

Camada de Rede

Esta camada define um endereçamento lógico de forma que qualquer destino possa ser identificado e também define como funciona o roteamento e quais rotas são aprendidas para que os pacotes sejam entregues. Exemplos da camada de são o IP e o IPX.

Camada de Enlace

A camada de Enlace trata do endereçamento físico  da rede, assegurando a entrega dos dados por um determinado link físico  Ela é responsável por transformar os dados em linguagem de máquina (binário) para que a transmissão seja possível através do meio.Exemplos da camada de enlace são HDLC, FDDI e o Frame Relay.

Camada Física

A camada física define especificações mecânicas e elétricas, para ativar, manter e desativar o link físico entre sistemas. Níveis de tensão, taxas de dados físicos, conectores e pinos são atributos desta camada.